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Conjuntos de Fixação dos Trilhos

Para Clientes com diferentes necessidades, a Dorbrás oferece diferentes opções em sistemas de fixação dos trilhos. Os dormentes de concreto são extremamente versáteis e se adaptam muito bem tanto às fixações aparafusadas, como AP, RN, DB2, S.75L, S.75, Vossloh, Nabla, etc., como também às fixações do tipo grampo, como Deenik, Pandrol e-Clip, Pandrol Fastclip, FD, FE, Safelok, etc., proporcionando uma grande liberdade de escolha às ferrovias. De maneira geral, os dormentes de concreto Dorbrás podem ser projetados e produzidos para a utilização com praticamente qualquer tipo de fixação elástica ou duplamente elástica dos trilhos.

Abaixo estão apresentadas algumas das opções em conjuntos de fixação dos trilhos que podem ser utilizadas nos dormentes de concreto bi-bloco.

Fixações Aparafusadas DB2

Seguindo o mesmo conceito básico das fixações P-2 e J-2 utilizadas na Espanha há vários anos, os conjuntos de fixação DB2 da Dorbrás foram desenvolvidos com o intuito de possibilitar um melhor desempenho nas curvas de pequeno raio e nas vias de carga pesada, de centenas de milhares de dormentes bi-bloco projetados para uso com as antigas fixações RN.

As fixações DB2 são especialmente desenhadas para uma perfeita adaptação aos modelos de dormentes bi-bloco projetados e produzidos originalmente pela Dorbrás para utilização com conjuntos de fixação RN.

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Fixações S.75 e S.75L

As fixações aparafusadas, duplamente elásticas e isolantes, S.75 e S.75L da Dorbrás são fixações de alto desempenho, projetadas para suportar as condições de carregamento e tráfego mais severas e as exigências de desempenho e durabilidade em serviço mais rigorosas.

Em virtude de sua elevada resistência lateral e capacidade de aperto vertical, os conjuntos de fixação S.75 e S.75L são ideais para emprego em vias altamente solicitadas ou de grande responsabilidade, como vias de transporte de passageiros, carga pesada e alta velocidade.

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Palmilhas Resilientes

A não ser em situações muito especiais, a Dorbrás recomenda para todas as demais aplicações ferroviárias o emprego de palmilhas (ou placas amortecedoras) verdadeiramente resilientes.

Ao contrário das palmilhas rígidas, as palmilhas resilientes apresentam diversas vantagens técnicas que ampliam sensivelmente o desempenho dos conjuntos de fixação dos trilhos e reduzem o desgaste tanto dos componentes da via permanente, quanto do material rodante.

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